Intellikit - Soluções inteligentes para a sua cozinha

News

Novidades, inspiração e conteúdo


13.03.17

5 dicas simples para organização e higienização da cozinha


A arte de cozinhar não consiste apenas em misturar alguns ingredientes na panela e resultar em um prato delicioso. Vai muito além disso. Trata-se de um conjunto de técnicas, referências, bagagem, inspirações, disciplina, organização e paixão.
 

Gestão e organização de espaço são elementos indispensáveis para o bom andamento do ambiente. Quanto mais estruturada estiver uma cozinha, melhor. Além disso, o quesito higienização precisa ser considerado como prioridade. Trabalhar com alimentação de pessoas é, necessariamente, trabalhar com vidas. Por isso mesmo, a vigilância sanitária costuma fazer uma inspeção criteriosa para se certificar de que os restaurantes não estão sendo negligentes.

A Intellikit que é uma empresa focada em oferecer processos tecnológicos e, assim, sucessivamente, tornar as cozinhas mais inteligentes, considera imprescindível que o ambiente esteja sempre intocável. Pensando nisso, separamos 5 dicas práticas para higienização.

Sem espaços para os lados? Que tal olhar para cima?

Mesmo com tantos armários espalhados pela cozinha, é muito comum faltar espaço para guardar esse ou aquele utensílio. Quando isso acontecer, além de revisar se tudo está organizado da melhor forma possível, também vale a pena olhar para cima. Isso mesmo. Separe itens que você utiliza menos e organize-os em prateleiras. Vãos sobre o teto e porta, ganchos e fixadores. Use e abuse desses subsídios para pendurar e prender panelas e frigideiras.

Coloque junto aquilo que precisa ser utilizado junto

Parece bem óbvio, mas é uma dica simples que pode otimizar o espaço da sua cozinha de uma forma muito mais prática.. Evite espalhar os itens pela cozinha e organize-os de forma que fiquem separados por grupos. Por exemplo, guarde panelas com panelas, potes com potes, eletrônicos com eletrônicos e assim sucessivamente. Isso permite com que você possa localizar seus itens de maneira rápida. Lembre-se de manter tudo sempre ao alcance dos seus olhos e das mãos. Isso vai fazer toda a diferença. Acredite.

Quanto menos, melhor!

O fato de ter vários equipamentos e itens domésticos não é sinônimo de pratos deliciosos e comidas bem feitas. Pelo contrário. Para a organização e o bom andamento de uma cozinha quanto menos peças, melhor.

As facas, por exemplo, são as queridinhas dos chefes e sabemos que existem vários modelos, com cortes diferentes, para funções diferentes. Porém, opte sempre pela simplicidade. Um bom chef só precisa de 4 facas: faca de serra, de fatiar, faca curta de aparar e a famosa faca do chef. Com esses 4 modelos é possível trabalhar perfeitamente.

Um  resfriador e congelador combinado, por exemplo, é uma ferramenta multitarefa. Nele é possível fazer o resfriamento rápido, ultra-congelamento , além de também cozinhar durante a noite.


Crie uma rotina de limpeza periódica

Algumas rotinas da limpeza necessitam ser feitas diariamente, semanalmente ou quinzenalmente. Isso depende muito da rotina criada e adotada pelo próprio restaurante. As tábuas de corte precisam ser lavadas a cada preparo, assim como as bancadas que devem ser limpas ao final de cada receita. Grelhas também devem ser organizadas entre a preparação de carnes vermelhas, peixes e aves.


O chão de câmaras frigoríficas, assim como o piso, também deve ser limpos entre os turnos de cada refeição como almoço e jantar. Os funcionários devem optar pela troca de avental e os chefs pelos dólmãs. Nada de deixar o lixo se acumular, coloque-o sempre do lado de fora e não esqueça de manter fritadeiras e panelas sempre limpas.



 


 

Entre em contato: (11) 2311.3120

Rua São Paulo, 535 - Bairro Cerâmica - São Caetano do Sul/SP