Intellikit - Soluções inteligentes para a sua cozinha

News

Novidades, inspiração e conteúdo


17.03.17

Cozinha Criativa é cozinha com tecnologia - entenda a relação

Você se considera uma pessoa criativa? Essa pergunta nos faz pensar em profissionais que trabalham principalmente com comunicação, artes, design. Ou não. Na verdade, é cada vez mais comum utilizar a criatividade como um recurso. Como um elemento que faz parte do dia a dia de qualquer profissão. Inclusive na cozinha.

 

O conceito de Cozinha Criativa basicamente está associado com o fato de não realizar somente pratos com bons aromas e sabores. Mas, principalmente, com a apresentação visual desses pratos. Uma refeição precisa ser atrativa e sugestiva. É preciso despertar a vontade de comer com os olhos. Mais do que isso. Os alimentos devem, necessariamente, estar 100 % alinhados no ponto de cocção.

 

A rotina corrida dos restaurantes faz com que os cozinheiros, por vezes, percam o time de cozimento dos alimentos. Isso interfere diretamente na qualidade de refeições que deveriam ser entregues com excelência. Só que ao invés disso, perde-se em nutrientes e propriedades. Uma massa pode ficar mais ressecada, a carne passa do ponto, os legumes ficam mais que cozidos tornando-se moles e assim por diante.

 

Cozinha Criativa na Intellikit - Por que a tecnologia tem a ver com tudo isso?

 

A tecnologia, cada vez mais, tem ajudado a otimizar os processos na cozinha. Não existe uma cozinha criativa sem que ela seja inteligente. O serviço de consultoria Cozinha 360° da Intellikit é um exemplo nítido disso. É feito uma transição do método tradicional para implementação dos meios tecnológicos. Um treinamento é aplicado para que os funcionários possam realmente entender como manusear estes novos equipamentos.

 

Com equipamentos de manuseio simples, os chefes não precisam mais se preocupar com o ponto do alimento. Eles passam a ser avisados quando um alimento está pronto, evitando assim problemas de cozimento. Uma vez que se ganha em otimização de tempo, é possível elaborar com mais liberdade e criatividade a parte visual de um prato.


Para o chefe de cozinha da Intellikit, Fernando Reis, um dos pontos mais importantes é conseguir dar o ponto exato em todos os pratos, além de ganhar tempo para decoração. “Seja com legume, carboidrato ou proteína é possível ter um controle maior de uniformidade de cocção. Ou seja, utilizando maquinários de poucos botões. Uma vez que você ganha tempo nesses processos, é possível pensar na elaboração do prato com mais calma e, consequentemente, vai resultar em comidas mais criativas”.

Entre em contato: (11) 2311.3120

Rua São Paulo, 535 - Bairro Cerâmica - São Caetano do Sul/SP