Intellikit - Soluções inteligentes para a sua cozinha

News

Novidades, inspiração e conteúdo


20.12.16

Cozinha profissional é o caminho para seu negócio dar certo

Há algum tempo, tive acesso a reportagens de grandes arquitetos e decoradores do Brasil, e todos são muito procurados para fazer projetos de restaurantes, em hotéis, fast food, enfim, uma variedade de negócios. E sempre eram questionados se adquirindo aquilo, investindo na arquitetura, era garantido o lugar prosperar. E claro que não tem nada garantido, se você decorar o restaurante por fora, com tudo de melhor do mercado, com os melhores talheres, mesas e cadeiras que existirem, nada disso garante se você não tiver a cozinha como foco principal.

Eu sempre digo que o coração do restaurante é a cozinha, se ela não for bem planejada, não tiver equipamentos adequados e que atendam a demanda necessária, é difícil dar certo. A cozinha profissional é a primeira coisa que tem que ser feita, aí depois disso se analisa as despesas para gastos com pessoal, energia, espaço, etc. Não adianta comprar um lindo vaso que vem da Ásia para a entrada do local, um chef de renome, tudo de primeira e não investir na cozinha, porque é dali que vai sair a resposta do cliente de voltar ou não ao seu estabelecimento.

É preciso entender a operação do seu local de trabalho, ter a noção que a cozinha vai funcionar praticamente o dia inteiro, que são muitos pratos, e é complexo produzir em grande escala, não é “só” cozinhar, é produzir com qualidade. E claro, além disso você tem que pensar no seu lucro, e é por isso que é preciso investir nos equipamentos. Equipamentos esses que hoje em dia possuem a tecnologia essencial na cozinha, que permite a otimização da produção, ocupam menos espaço e fazem mais funções em um só.

Forno combinado, ultracongelador, forno a carvão, chapa, são todos equipamentos disponíveis com uma tecnologia avançada que te possibilita trabalhar com eficiência e sem desperdício. Obviamente depois de iniciado o seu negócio, tem-se muita coisa para se preocupar também para manter a clientela. Como os produtos de ponta, organização interna não só da cozinha mas de todo o ambiente, atendimento diferenciado. Mas para tudo isso funcionar, começa lá atrás, na montagem da cozinha, por isso digo que a cozinha profissional adequada e bem-feita é o caminho para o sucesso do negócio.

Abraços,

José Carlos Dias Reis - Mestre em engenharia de alimentos e sócio-fundador da Intellikit

Entre em contato: (11) 2311.3120

Rua São Paulo, 535 - Bairro Cerâmica - São Caetano do Sul/SP