Intellikit - Soluções inteligentes para a sua cozinha

News

Novidades, inspiração e conteúdo


14.06.17

Gastronomia é um negócio de gente

Vivo em um debate interno e externo sobre os benefícios que a tecnologia proporciona para a gastronomia que, aliás, é o ramo que atuo. Em consultorias para clientes e no meu dia a dia,  eu defendo muito a utilização de equipamentos e algumas técnicas como essenciais se pensarmos numa proposta de cozinhas inteligentes. Sim, eu acredito que as soluções para essas cozinhas inteligentes partem do princípio de se transformarem em espaços tecnológicos.

Para qualquer uma das técnicas como comfort food, cook chill, cozinha criativa, autoral ou cozinha fria, também conhecida como de antecipação, nós não precisamos só de maquinários, mas, principalmente, precisamos de pessoas. Por isso, neste artigo eu quero falar justamente disso, da gastronomia sendo feita de pessoas para pessoas.

Outro dia desses, compartilhei com vocês minhas percepções sobre cozinha autoral. Que, aliás, é uma das minhas favoritas. Capaz de despertar os sentidos, de provocar sensações.  Enquanto chef´s e cozinheiros, quando nós colocamos a mão na massa é necessariamente para encantar alguém. Através de um sabor, de um aroma, de uma textura, nós estamos contando uma nova história. Acessando uma memória afetiva ou convidando para o experimento de algo novo. Refeições nunca são somente refeições. São verdadeiras experiências gastronômicas.

Cozinhar é uma arte. Frase clichê, mas que faz muito sentido. Tanto para quem recebe essa obra de arte, como para quem a realiza. Um poeta se inspira em situações do cotidiano e da sua própria vida para declamar os melhores versos. Um artista plástico pega referências em obras que já existem e modernizam. Cozinheiros utilizam os alimentos que já comeram ou que gostariam de comer.

Quando abrimos as cortinas, ou melhor dizendo, as portas dos restaurantes é para oferecer o nosso melhor em forma de comida. Como eu sempre digo, cozinhar é como um espetáculo: é preciso muita organização, treino, dedicação, conhecimento e amor para que, no final, os cinco sentidos o aplaudam de pé. Quem cozinha espera a melhor das reações. Quem experimenta, espera o melhor dos sabores.

Pessoas cozinhando para pessoas. Precisa ter carinho, precisa ter entrega, precisa ter paixão. Ou alguém ainda duvida disso?.


Fernando Reis é chef de cozinha na empresa Intellikit

Entre em contato: (11) 2311.3120

Rua São Paulo, 535 - Bairro Cerâmica - São Caetano do Sul/SP